Dhi Ribeiro
Uma mulher de muitos caminhos, uma voz marcante e valiosas interpretações.
Costuma cantar o que a emociona, e o que a sua memória lhe traz, carioca de nascimento, mas com um sotaque que denuncia sua criação e origem baianas,Dhi Ribeiro cantou em Bares ,trios elétricos, foi artista num Circo Italiano por três anos, e leva sua vida indo onde a musica a levar.
Nasceu em Nilópolis RJ, teve sua criação em Salvador -Bahia onde iniciou a sua carreira artística(1982) ainda como modelo e simultâneamente ,inicia sua vida musical (1988), anos depois recebe o prêmio de cantora revelação do carnaval de Salvador e a convite transfere-se para Brasília (1994).
Seguindo seu caminho é convidada a apresentar-se na Europa vivendo na Itália por três anos, cantando e sendo mestre de cerimônia do Espetáculo Italiano Circo di Lidia Togni de onde retorna e inicia a sua carreira solo.
Em 2009, lança o CD Manual da Mulher Universal Music, que teve o hit “Para uso exclusivo da casa” (Paulinho Resende e Juninho Peralva) executado em rádios e programas de TV em todo o país, abrindo assim as portas para a sua carreira discográfica.
Musica que esteve incluída na triha sonora da novela global do horário das seis Lado a Lado (2012) premiada com o prêmio Emmy, o Oscar da televisão mundial, como melhor novela do ano de 2013.
Também esteve na trilha sonora da novela global “Tempos Modernos” (2009) com a música “Aula de Matemática” (Tom Jobim e Marino Pinto).
Foi convidada a viajar em turnê no continente africano , Luanda e Angola onde já faz shows regularmente.
Foi Presença marcante no show Brasília 50 anos, juntamente com grandes nomes da musica nacional.
Participando ainda dos Reveillons da Esplanada, e projetos de música nas cidades satélites.
E é assim Dhi Ribeiro que segue o seu caminho apresentando-se também em Projetos Culturais, como no Projeto Mulheres que Brilham da Bombril (S.P) merecendo destaque nas maiores revistas do país, sendo ainda jurada na versão televisiva do projeto no Programa Raul Gil (SBT) e ainda no Dia Nacional do Samba, Dia da Consciência negra o Cara e Cultura Negra, Clube do Chôro de BSB. A Música na Linha do Tempo (Sala Funarte) BSB, Teatro da CEF, Sala Martins Penna, Sala Villa Lobos em espaços dedicados ao samba como no Projeto Gente do Samba no Feitiço Mineiro BSB, Bar do Calaf, Cadê Teresa, Santa Fé Bar, Semente da Vila, Projeto Samba Autêntico e nas quadras de escolas de samba como no projeto Encontro de bambas em todo o DF juntamente com os maiores sambistas do DF e do Brasil e em casas noturnas como Rio Scenarium (Lapa RJ) onde recebeu o prêmio de melhor show do ano e é atração fazendo parte da grade de artistas da casa a quatro anos. Será homenageada no carnaval de 2014 com samba enredo Dhi Ribeiro, Para Uso exclusivo do Samba, pela escola de samba brasiliense Canda
Apresenta-se também em casas de samba cariocas como a Toca da Gambá em Niterói RJ, Barril 8000 na Barra da Tijuca RJ ou no projeto Prata da Casa SESC Pompéia (S.P) e na mostra melhores do ano de 2010 SESC Pompéia (SP).
Apresentou-se em temporada no Bar Brahma Alphaville SP e regularmente no Bar Brahma centro também em SP
Apresenta-se em grandes feiras no Rio e em São Paulo como a ABAD (Rio Centro) e também na 3ª Conferência Nacional da Igualdade Racial.
Nesse ritmo de trabalho iniciou o Projeto Roda Dhi Samba onde promoveu o encontro de grandes sambistas unindo gerações e sempre homenageando um mestre da nossa música o primeiro foi uma homenagem a D. Ivone Lara com as presenças de Diogo Nogueira e Jorge Aragão, apresenta-se regularmente ao lado dos mais valorosos e conhecidos mestres da nossa música como Noca da Portela, Jorge Aragão, Toninho Geraes, Monarco, Arlindo Cruz, Lecy Brandão, D. Ivone Lara, Nonato Buzar, Nelson Sargento, Serginho Procópio, Alex Ribeiro, Grupo Revelação entre tantos outros não menos importantes.
Dhi Ribeiro vem se apresentando com muito sucesso nos mais variados eventos e programas nos últimos anos.
Domingão do Faustão (Rede Globo) Lançamento Nacional 2009;
Programa do Jô (Rede Globo);
Programa Bem Amigos (Rede Globo) 2009 e 2010;
Programa Show da gente do Netinho (SBT);
Domingão do Faustão (Rede Globo) programa de carnaval 2010;
Show da Virada da Rede Globo (Reveillon 2010);
Festival de Verão 2010 C/Ogrupo Revelação (palco principal);
Festival de Verão 2010 Show no Boteco do Samba; Show dia do Trabalhador na Quinta da Boa Vista RJ com Diogo Nogueira;
Programa Samba na Gambôa 2011-12 (TV Brasil Diogo Nogueira);
Programa Raul Gil 2012(Jurada do Quadro Mulheres que Brilham);
Programa Talentos da TV Câmara 2013;
Apresentação no Teatro Rival RJ (Lançamento do cd Roberto Serrão);
E em todos os programas locais de Radio e TV.
Apresentou-se no carnaval de Salvador nos dois maiores Blocos de Samba do Carnaval Baiano Alerta Geral e Saudade é folia Juntamente com os grandes nomes do samba como Arlindo Cruz Dudu Nobre, Grupo Revelação, Grupo Fundo de Quintal, dentre outros onde foi a única representante feminina do estilo.
Esta é Dhi Ribeiro uma artista que não se preocupa com o tempo, ela vive todos os tempos ao mesmo tempo. É moradora apaixonada por Brasilia e completamente sem fronteiras.